terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Doutor, eu não me engano...


É impossível entender por que as pessoas odeiam tanto o Corinthians. Mesmo. Porque como todos os anti-corinthianos dizem, nem estádio oficial o Corinthians tem, apesar do agregado Pacaembu. Ninguém considera o título internacional do Corinthians válido, apesar de ele ser válido. E o Corinthians nunca conquistou uma Libertadores da América, seu calcanhar de Aquiles.
E apesar desse fatos todos que torcedores de outros times insistem em apontar, todo mundo odeia o Corinthians. E a possível explicação pra isso (a meu ver, claro) é a Fiel Torcida. Não existe torcida mais doente apaixonada que a Fiel.
Série B? Sim, passamos por ela. E a Globo comprou os direitos de exibição dos jogos, o que foi um tapa na cara da sociedade, né? Talvez a Globo comprasse também os direitos de exibição dos jogos do Flamengo, se ele caísse. Mas não existe nenhum outro time que mereça tal mobilização.
Aí, pleno ano do Centenário, o Corinthians, por ingenuidade, é eliminado da Libertadores. Por que ingenuidade? Porque aquele pênalti no jogo de ida contra o Flamengo poderia ter sido evitado. E no jogo de volta, não precisavam ter aberto as penas no começo do segundo tempo.
Mas passou, o Corinthians fora da Libertadores não tinha motivo pra não ganhar o Brasileirão. Era um time redondo (não falo aqui da forma do Ronaldo, hein), o único que não disputava mais porra nenhuma e não tinha quem mandar pra Seleção durante a Copa.
Tanto foi que no começo do campeonato, no período pós-Copa, o Corinthians abriu uma boa vantagem nos demais times. Aí veio chegando, de mansinho o Fluminense. Ninguém lembra CBF deu aquela facilitada pro Fluminense no período bravo da crise, mas isso ninguém fala, né?
Porque é assim - se o Corinthians ganha, a CBF facilitou, o Clube dos 13 facilitou, o juiz era ladrão e a cerveja no estádio tava quente. Se o Corinthians perde, tudo é corretíssimo.
O Fluminense merecia o título? Tanto quanto qualquer time que esteja em crise. O problema é que ele não conquistou o título, outros times que deram o título pra ele. A decisão do Brasileirão se baseou no anti-jogo e nos deslizes que o Corinthians cometeu ao longo do campeonato, como perder um jogo pro lanterna em casa.
Palmeirenses e são paulinos podem dizer que foi só um payback do ano passado, por conta do jogo que o Corinthians supostamente entregou para o Flamengo. A questão tão amplamente discutida da facilitada do ano passado não leva em conta que o goleiro do Corinthians era o Felipe, que é o pior goleiro da história do mundo e que o time não tinha interesse no Brasileirão porque já estava na Libertadores.
O que aconteceu ontem foi a prova de que clubes muito grandes, com muita espectativa, não sabem corresponder a pressão. Se o Corinthians soubesse corresponder a pressão, não teria sido eliminado da Libertadores pelo Flamengo em maio. Nem perdido o Brasileirão nos jogos pequenos e detalhes. Dependeria só de si, não do ovo no cu das galinhas verdes do Palmeiras, do Guarani e do Goiás.
Quanto à torcida? Continua sendo fiel. E isso que significa ser maior do que tudo isso. Não importa o que vocês, invejosos, digam ou façam.

...MEU CORAÇÃO É CORINTHIANO!

Um comentário:

Anônimo disse...

Louise, vamos lá:
"O problema é que ele não conquistou o título, outros times que deram o título pra ele" - Errado.
O Fluminense deu sorte de pegar dois rivais do corinthians na reta final. Se alguém "deu" o título pro Fluminense, foi o próprio Corinthians, que não teve capacidade de ganhar do Vitória (se ganhasse, estava com as duas mãos na taça). Não vi vc reclamando do Vasco ter entregado o jogo pro Corinthians.

Com o Ronaldo, veio também um "marketing dos conformados". Essa história de exaltar a torcida é ridículo. É tirar o foco do próprio vexame e arrumar desculpa para vender camiseta. Até dois anos atrás, a "Fiel" estaria quebrando o CT da Marginal sem número. Hoje, com essa publicidade bem planejada da Nike, tão nessa de "çomoa maior ki içu, tio" e não tão vendo que o principal jogador do time já foi (Elias). O Dentinho deve ir. E assim o time vai se desmotando e pode sequer passar da PRÉ-LIBERTADORES. Vejam só. Vcs estavam com a taça na mão e não chegaram nem na Libertadores. Sei como é isso. Em 2009 senti o mesmo. E o Sr. Elias, que essa hora já deve tá em Madrid, ficou falando bosta quando o Palmeiras perdeu para o Goiás, que ele chamou de "Corinthians B" enquanto o time dele perdeu para o time b do Corinthians B, com ele andando em campo.

Não estou falando que vocês não devem continuar torcendo, amando o time e etc. O Palmeiras só me dá decepção há dez anos e meu amor por ele só cresce, mas essa hitória "não precisamos de título" é ridícula. Se não precisa, nem dispute. Não é pq vcs não tem um (nem um) título internacional que vcs não precisam.

No mais, na próxima vez que sairmos pra tomar uma coca, te quebro na porrada.

Bjos.