quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Nosso Lar

Então na terceira sexta-feira de dezembro de 1988 nasceu uma mocinha que hoje cultiva um blog em que ela teve a idéia idiota de ser impessoal. Filha de pais jovens (sua mãe tinha 19 anos e seu pai 21 quando ela nasceu), essa mocinha foi criada para ter a mente aberta em relação a vida.
E ela cresceu com a mente bastante aberta. Mesmo. Mas hoje ela quer falar sobre sua fé. Para ela, fé e religião são coisas muito distintas. E na família dessa mocinha o que não falta são religiões que ela pudesse escolher.
E ela fez questão de conhecer todas. Frequentou a missa, o culto, a gira e o evangelho. E gostou muito de todas as crenças. Gostou de conhecer essas crenças todas.
Sempre que lhe perguntam qual sua religião, ela pensa se quer se estender ou não no assunto. Quando quer se estender, explica exatamente em que acredita. Que é uma mistura de quase todas as religiões que conhece. Quando não quer se estender, ela responde simplesmente - espírita.
E por que, dentre tantas doutrinas, ela responde justamente espírita? Porque é a religião que está mais próxima desta crença sem nome que ela possui.
Então ela fez que fez, e no domingo conseguiu convencer seus melhores amigos a irem com ela ao cinema assistir "Nosso Lar". Ambos, claro, relutaram. Porque não são muito interessados em cinema nacional (principalmente sua amiga) e porque são evangélicos.
Ai na fila do cinema, começaram a conversar sobre o espiritismo e essa mocinha já derrubou muitos preconceitos que seus amigos tinham em relação à doutrina espírita. E eles ficaram, de fato, interessados em conhecer tal doutrina.
Quanto ao filme? Despretensioso é a melhor palavra para definí-lo. Concentra-se apenas em contar a história do André Luiz e não em te convencer a ser espírita. O filme peca apenas nos clichês visuais, tipo Unbrown mega escuro e Nosso Lar com pessoas só de branco, curtindo aquele céu azul no campo de golf florido.
O livro? Está em alguma caixa embaixo da escada e ainda não foi lido. Mas está na fila. Tudo a seu tempo.

Nenhum comentário: