quinta-feira, 6 de maio de 2010

E agora, Fiel?


Futebol é assim - se você nasceu brasileiro, em algum momento da vida já sofreu vendo um jogo. Seja ele do seu time do coração, seja da Seleção em Copa. Ainda que você não seja nenhum fanático e procure se manter apático nos demais campeonatos senão a Copa do Mundo, o futebol, bem como o samba e a cerveja, está marcado em você, quase como patrimônio nacional.
E ontem foi dia de Clássico dos Clássicos. Tinha muita coisa além de Conrinthians e Flamengo disputando uma vaga nas quartas de final da Libertadores. E essa classificação valia muito mais para o Corinthians esse ano que para qualquer outro time. A Libertadores é o calcanhar de Aquiles do Corinthians, e todo mundo sabe.
Mas os jogos foram assim - dia 28/04, no Maracanã. Jogo difícil por conta da chuva, parado porque a bola - e eu digo a de couro, não o Ronaldo ou o Adriano - não rolava e, na metade do segundo tempo, o Flamengo mostra para o Corinthians o que é jogar. Porque digam o que disserem, aquele pênalti a favor do Flamengo foi a mais esperta de todas as jogadas da partida. A torcida rubro-negra em peso, brincando com lasers e atrapalhando ainda mais uma partida que não estava fácil.
Ontem o Flamengo entrou em campo com o timing errado. Jogando como time pequeno, observando o Corinthians jogar. A missão do Flamengo era impedir a reação Corinthiana, coisa que só um jogador fez durante todo o primeiro tempo. Foram 45 minutos de 10 contra um - e não, isso não é uma punheta de duas mãos. Era o Corinthians contra o Bruno. Não fosse o Bruno jogar com sangue nos olhos, a vantagem Corinthiana seria muito maior que o 2x0 do primeiro tempo.
Ronaldo, ao contrário do primeiro jogo, vestiu o manto sagrado do Todo Poderoso, mais para salvar a própria pele que por gosto. Ele sabia que seria o alvo, não só da Fiel Torcida, mas de toda a mídia se não mexesse a pança e marcasse ontem. E foi o que ele fez. Ronaldo ontem saiu do Pacaembu aplaudido pela Fiel. Levava no peito a sensação de dever cumprido. E ainda assim, foi crucificado por toda a imprensa hoje. Ronaldo, o pobre coitado que só quer continuar jogando, com 33 anos, 2538 quilos e 8 cirurgias.
A vantagem do Timão no primeiro tempo, fez valer no segundo a regra básica do futebol de quem não faz, leva. O time voltou a campo para cometer o mesmo erro de timing que o Flamengo cometeu. Não foi à toa que Love marcou o gol da melhor derrota do Flamengo logo nos primeiros cinco minutos do segundo tempo. A reação rubro-negra foi fazer o que deveria ter sido feito desde o começo - segurar o jogo e garantir a classificação por mera formalidade.
O Corinthians, claro, passou o segundo tempo de pernas abertas. E digam o que disserem, o Flamengo não fez sua melhor partida. Podia ter marcado muito mais, tendo em vista a mediocridade do goleiro Corinthiano e a falta de raça que o time apresentava. Mas no segundo tempo o Flamengo se fechou. Como deveria ter feito desde o início. Houve, claro, um lance quase redentor para o Timão aos 47" do segundo tempo. A falta, belissimamente defendida pelo Bruno que foi o grande nome do jogo. Foi decisivo ali. Foi ele que classificou o Flamengo, além da ingenuidade do Mano Menezes, que devia estar possuido pelo espírito idiota do Ricardo Gomes e começou a fazer alterações incabidas no segundo tempo, fruto do desespero.
Mas ontem não foi só Corinthians contra Flamengo. Foi Corinthians contra Flamengo, São Paulo, Grêmio, Inter e os agourentos invejosos recalcados Palmeiras e Santos, que nem na Libertadores estavam. Ontem, todas as outras nações viraram a nação Rubro-Negra, e a Fiel Torcida estava sozinha. Eram 66 contra 10 - porque o Felipe não conta.
E a grande piadinha do ano vai ser o Centenada. Porque o foco do Corithians era ganhar a Libertadores no ano do Centenário. Mas a torcida continua Fiel e crê no Brasileirão. Com a vantagem que o Corinthians não tem quem mandar para a Seleção, então não vai sofrer desfalque no começo do campeonato. É torcer para uma boa campanha e acreditar na Libertadores 2011. Muito além do Playstation.
E por aqueles que não "perdem" 90 minutos do seu tempo sofrendo por um amor incondicional e irracional, só podemos rezar.

Um comentário:

Cris disse...

Belo texto.