sábado, 22 de janeiro de 2011

Uma merda chamada FACULDADE

Então quando você é criança, você pode escolher várias coisas que quer ser quando crescert, porque esse futuro é tão distante que você nem precisa se preocupar. Ai chega a adolescência, o ensino médio e, por fim, o vestibular. E é nessa hora que você decide o que quer ser.
Como foi dito no outro post, ninguém é mais prepotente em relação ao conhecimento que possui que calouro de faculdade. Calouro de faculdade é tão pretensioso que acha que está acima da carne seca, do bem, do mal e de quem mais estiver acima do nível da terra. Calouro discute acaloradamente aquela passagem d'O Capital que ele leu, certo de que tem mais razão que o professor de sociologia que estudou aquela porra daquele livro a vida inteira.
Conforme o tempo vai passando e a faculdade deixa de ser puramente intelectual e passa a ser mais prática e mais trabalhosa (porque na faculdade a gente não tem tempo pra fazer "lição de casa" e só faz os trabalhos mais importantes, aqueles boboquinhas que valem só o meio ponto que fode vidas no final do semestre, ninguém faz), as pessoas vão perdendo o tesão todo da coisa e querendo logo que aquilo acabe pra poder ter aquela vida previamente citada no post também citado acima.
Ai chega o momento crucial da faculdade, a prova de que você tinha se fodido pouco até então - a monografia/o trabalho de conclusão de curso (aka TCC). Pois é, caro universitário dos primeiros anos de faculdade, você não sabe o que é se foder porque ainda não chegou a(o) monografia/TCC. Tem faculdade que exige monografia, que é aquela tomada no cu solitária, mas que você pode fazer o que tiver vontade. Tem faculdade que exige TCC, aquela tomada no cu comunitária, onde você é obrigado a trabalhar em grupo e fazer o trabalho mais chato do universo porque geralmente não é sua idéia que o grupo aprova. E tem faculdade que masoquista, que não basta meter no cu do pobre aluno, tem de ser dupla penetração, então exige monografia E TCC.
O que é o caso da faculdade mais sem nome que você é capaz de conhecer na história da sua vida*. Então monografia foi dividida em quatro artigos, dois que são entregues no sétimo semestre e dois que são entregues no oitavo semestre. E tem o TCC. No sétimo semestre rola toda aquela punhetagem do tema, pra todo mundo resolver fazer a mesma coisa.
TCC destrói amizades. Mesmo. Aquela pessoa que você adorava, com quem sempre fez trabalho em grupo passa a te dar engulhos. Porque ela tem as idéias mais estapafúrdias do mundo e você é obrigado a compactuar com aquilo, mesmo discordando. Porque o mundo é assim, no trabalho você também é obrigado a compactuar com as idéias estapafúrdias do seu chefe se quiser manter o emprego.
Ai chega o último semestre e ele vira aquela corrida contra o tempo na conclusão do curso, porque o TCC é isso, meu povo. Você passa um semestre inteiro punhetando aquilo, planejando e, quando vê, perdeu 8 meses fazendo planejamento e tem só 3 meses pra entregar aquilo pronto.
O que nos mostra também que planejamento é a pior coisa que um ser humano pode fazer na vida, principalmente se for na vida acadêmica. Simplesmente porque você decide que na semana um vai ler um livro de 100 páginas e na semana dois vai ler um livro de 500. E você não lê nem um, nem outro, o que atrapalha todo o planejamento da meta seguinte.
Desta forma a dica de hoje, amiguinhos, é simples - escolham bem o curso e a instituição que vão fazer parte da sua vida e marcar (ou sujar) seu currículo. Optem não pela mais barata ou mais fácil de entrar, mas pela que tem uma média razoavelmente baixa, que não te exija 8 para passar e que exijam só um tipo de trabalho de conclusão de curso. E sempre optem pela que exige monografia. Mais fácil ser engajado naquilo que realmente desejou fazer do que ser empurrado no limbo do desgosto eterno.

*Média 8 para aprovação nas matérias. Total desorganização. Total falta de credibilidade, uma vez que faz coisas que dizia não fazer. Propaganda enganosa. E fica do lado do hospício. Mas se sua vida precisa de emoção, vai estudar lá.

4 comentários:

Hélder disse...

Muito bom !!!! kkkkkkk ri demais aqui em casa.... tenho 25 anos e trabalhei a vida toda, só decidi fazer uma faculdade agora...até me desanimou agora rsrsrs

Hélder disse...

Muito bom !!! ri demais aqui em casa...... tenho 25 anos e trabalhei a vida toda, só resolvi fazer uma faculdade agora..... me desanimou um pouco.... rsrs

Anônimo disse...

dupla penetration

Anônimo disse...

eh uma merda cagada que todo mundo tem que passa por essa merda escorrida chorume desgraçado, miseravel faculdade que nao garante bosta nenhuma mas depois que vc termina manda a faculdade pra puta que a paril, soh tem faculdade merda.